quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Missão Jovem em Luis Eduardo Magalhães - Debate com os Candidatos a Deputado Federal e Estadual





DEBATE EM LUIS EDUARDO REUNIU ONZE CANDIDATOS


Cinco candidatos a deputado estadual e seis postulantes a câmara federal pela bacia do Rio Grande responderam ao convite da Pastoral da Juventude (PJ) - Diocese  de Barreiras, e participaram no último sábado (14/ago), em Luis Eduardo Magalhães, de um bom debate de idéias e propostas.
O pátio da Paróquia São José, no bairro Santa Cruz, recebeu um pouco mais 150 de jovens, que além de Luis Eduardo Magalhães,  vieram de outras cidades, tais como Formosa do Rio Preto, São Desidério, Barreiras e Tabocas do Brejo Velho.
Estiveram presentes os candidatos, Antonia Pedrosa (PMDB), Jorge Mota (PDT), Kelly Magalhães (PCdoB), Regina Figueirêdo (PSB), Rogério Tavares  (PSC) e William James (PV), postulantes a assembléia legislativa da Bahia.
Já entre os pretensos deputados federais, Karlúcia Macêdo (PMDB), Miro da Santa Luzia (PTdoB), Renato Santos (PSOL), Saulo Pedrosa (PSDB) e Ticar (PSDB) marcaram presença.
Apesar de não ter sido permitido confronto direto entre os candidatos, os mesmos se engalfinharam indiretamente em suas palavras. Destaque para os embates entre Regina Figueirêdo (PSB), Antonia Pedrosa (PMDB) e Kelly Magalhães (PCdoB). Porém, entre os principais federais, nada de bala trocada.
Por conta de algumas confusas perguntas, e do abuso retórico dos candidatos, boa parte dos questionamentos não foram respondidos com clareza.




FICHA LIMPA: QUAL SUA POSIÇÃO SOBRE O PROJETO E COMO ESTÁ SUA FICHA?

Na ordem do sorteio realizado pela coordenação do debate.


William James (PV): “Aprovo a Lei e minha ficha é limpa. Apesar do senador Francisco Dornelles (PTB/RJ) ter descaracterizado o projeto, tem candidatos do Oeste, caso eleito em outubro, não poderão assumir o mandato por conta da nova Lei”.
Rogério Tavares (PSC): “Sou ficha limpa e exemplo para Barreiras”.
Kelly Magalhães (PCdoB): “Sou favorável e não respondo a nenhum processo, sou ficha limpa. Acredito que só o povo é quem pode limpar a política, na hora de votar”.






Saulo Pedrosa (PSDB): “Sou a favor. Quanto ao meu registro no TRE, enfrento problemas por ter cumprido justamente a Lei, ao ser obrigado judicialmente a pagar o 13º salário dos secretários municipais de Barreiras em 2007, o que custou a reprovação de minhas contas. Como cidadão numa fui processado”.
Jorge Mota (PDT): “Sou literalmente a favor, e além de ser limpo sou puro”.
Karlúcia Macêdo (PMDB): “Sou a favor. Tenho ficha limpa e meu registro está deferido. É preciso vencer aqueles políticos viciosos, principalmente os que compram votos”.




 


Mira da Santa Luzia (PTdoB): “Sou a favor. Tenho 57 anos e na minha vida inteira nem se quer revistado pela polícia fui”.
Renato Santos (PSOL): “A favor. Se dependesse das câmaras (câmara e senado) o Ficha Limpa não aconteceria. A sociedade brasileira teve a soberania arranhada pelo senador Dornelles. Minha ficha é limpa”.
Antonia Pedrosa (PMDB): “Sou a favor, e creio que a Lei do Ficha Limpa é um dos principais projetos já criados pelo parlamento brasileiro. Sou ficha limpa e minha candidatura foi deferida sem problemas”.






Regina Figueirêdo (PSB): “Entendo que a Lei do Ficha Limpa é um aprimoramento, até por que é preciso ser previsto também o uso da máquina pública por candidatos. Eu tenho intolerância ao uso da máquina pública. Tem gente suja que não foi pega, por isso é preciso acompanhar e investigar a vida pregressa de alguns. Sou a favor e minha ficha é limpa”.
Ticar (PSDB): “É claro que sou a favor. Sou ficha limpa. Mas, é preciso acompanhar os que gastam o dinheiro da merenda escolar em campanha eleitoral, e principalmente aqueles que jogam o dinheiro público no lixo como se fosse papel higiênico”.  




QUAL SUA CONTRIBUIÇÃO OU PROPOSTA PARA PÔR FIM AO EXTERMÍNIO DA JUVENTUDE?



Miro da Santa Luzia (PTdoB): “Sou membro fundador da associação de moradores do Bairro de Santa Luzia, faço parte da Pastoral Carcerária, conheço a miséria, e minha proposta é que a população defina o valor do salário dos políticos, sendo assim, os mesmos darão valor aos jovens e aos pobres”
Jorge Mota (PDT): “Mais escolas e menos cadeia”.
Kelly Magalhães (PCdoB): “Como vereadora reeditei a Lei da meia-passagem e criei o pré-vestibular gratuito nas escolas municipais. Desejo contribuir na luta contra o uso de drogas, principalmente o crack”.
Karlúcia Macêdo (PMDB): “Como professora auxiliei milhares de jovens, principalmente aqueles que precisavam concluir o ensino médio. Lutarei em defesa do ensino supletivo e pela educação profissionalizante”.
Saulo Pedrosa (PSDB): “Eu trouxe a delegacia e a justiça federal, a UFBA, e executou 54 projetos ligados aos jovens em risco social. Defendo o fechamento da cadeia produtiva local com a industrialização, e assim a geração de emprego e renda”.
 William James (PV): “Como cidadão criei a ONG Esperança, onde instalei um telecentro digital. Defenderei a educação como prioridade em meu mandato”.
Antonia Pedrosa (PMDB): “Participei de um projeto social quando funcionária do Banco do Brasil. Como 1ª Dama de Barreiras ajudei o projeto Sentinela. Defenderei o modelo de polícia pacificadora e a implantação de um hospital para reabilitação de drogados no Oeste”.
Regina Figueirêdo (PSB): “Como vereadora instituí uma Lei que determina o fechamento de ambientes comerciais que permitam o abuso e a exploração infantil. Acredito que a violência não é pontual: a falta de saúde e educação também são formas de violência. Defenderei a reformulação da grade curricular, incluindo a educação profissionalizante obrigatória nas escolas estaduais”.
Renato Santos (PSOL): “Quem extermina a juventude é a polícia, tanto a militar como a civil.  Combater a violência sem inclusão social é balela. Defendo que a própria comunidade deva estabelecer quais são as prioridades e ações a serem implementadas ”.


LIMITE DE PROPRIEDADE DA TERRA, QUAL SUA POSIÇÃO?


Regina Figueirêdo (PSB): “Entendo que cada região do Brasil deva definir sua própria Lei. Defendo que as terras não devam ser comercializadas e entregues a grupos estrangeiros, por acreditar que isso ameaça a soberania nacional”.
- A vice-prefeita denunciou a expulsão de colonos de uma fatia de terra equivalente a 250 mil hectares localizadas entre Jupaguá (Cotegipe) e Mansidão, praticada por estrangeiros e jagunços da região.
Antonia Pedrosa (PMDB): “Não tenho opinião formada sobre o tema. Porém, acredito que mil hectares é pouco e acima de 40 mil é um exagero. Creio que devamos debater com mais profundidade, ou teremos uma guerra civil”.
Renato Santos (PSOL): “Sou a favor. Defendo o limite máximo de mil hectares. O meu partido é o único no Brasil a defender essa bandeira”.


fonte: http://www.zda.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário