sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Fotos dos últimos momentos do sepultamento de Dom Ricardo Weberberger na Áustria


  


 0














Na manhã de hoje recebemos algumas fotos do funeral de Dom Ricardo, enviadas por email por nosso assíduo leitor, o barreirense Vitor Taschetto, que se encontra na Europa em visita a familiares que residem na Áustria.
Vitor Taschetto fotografou os últimos momentos do nosso eterno Bispo da Diocese de Barreiras, Dom Ricardo Weberberger.
No último dia 20/08/2010 recebemos, também via email, de autoridades eclesiásticas de Linz – Áustria, este comunicado abaixo com dados referentes à vida e às obras de Josef Weber Berger, nome de batismo do recentemente falecido Bispo de Barreiras Dom Ricardo Weberberger. O texto foi por nós atualizado em alguns pontos, pois tratando-se de versão do alemão para o português realizada na Áustria, para melhor compreensão de nossos leitores, houve alguns pontos que  mereceram alguns reparos linguísticos.
Nota da redação
Às 07:45h de Terça-feira, 17 Agosto 2010  ele foi chamado aos céus.
Josef Berger Weber, em 5 Setembro 1939, era o 3º dos  seis filhos de um trabalhador rural do setor de laticínios, Alois Weber Berger e sua esposa Maria Bad Leonfelden. Em 1945,em consequência da turbulência do pós-guerra, a família finalmente se estabeleceu em Gaspoltshofen. De 1950-1958 Joseph frequentou a escola do Mosteiro de Kremsmünster e em 17 Agosto 1958 recebeu o nome monástico de Richard. Após seus estudos em Kremsmünster, em 1960 ele foi a Roma onde estudou teologia, e onde se formou em filosofia em 1964. Em 18 de agosto 1962 tomou os votos solenes, e em 15 Julho 1964 foi ordenado sacerdote.
De 1964-1970 continuou seus estudos na Universidade de Salzburgo, onde obteve o doutorado em teologia e filosofia. Depois de um ano em Kremsmünster Kaplan, já como Padre Richard, (1965/1973 atuou como conselheiro sobre Religião e Filosofia nas escolas de Kremsmünster Schlierbach (1971-1973) e onde foi professor na da Escola Filosófica.
De 1968 a 1973 ele trabalhou também como orientador espiritual beneditina nas Igrejas de Steiner. Em preparação para a sua vinda ao Brasil, ele estudou a partir de setembro 1973 a fevereiro de 1974, no Instituto Latino-Americano em Loewen (Bélgica). Sua chegada a Barreiras, Oeste da Bahia, deu-se a 25 Fevereiro 1974 onde assumiu como Padre da Paróquia São João Batista. Barreiras ainda fazia parte da Diocese de Barra. Logo de chegada ele começou a preparar Barreiras para a instalação de uma Diocese e para isso determinou a construção de uma casa que servisse de sede do bispado. Em 23 de Maio 1979 finalmente, o Padre Ricardo Weberberger, foi nomedo pelo Papa João Paulo II como primeiro Bispo da Diocese de Barreiras. Em 11 de Julho 1979, ele recebeu de Dom Augustin Mayer, na Igreja Colegial de Kremsmünster, sua ordenação episcopal. Em 26 de Agosto 1979, ele foi apresentado pelo Cardeal Metropolitano, Dom Avelar Brandão Vilela à população de Barreiras. De acordo com seu lema "Redemptor hominis", seu trabalho episcopal foi marcado em trazer a todas as pessoas de sua Diocese a mensagem libertadora do Evangelho. A Diocese abrange 76.000 km ² e tem cerca de 370 mil habitantes. Por isso, foi importante para ele obter das autoridades eclesiásticas muitas pessoas para trabalhar no ministério. Além dos Beneditinos de Steinerkirchen obteve apoio de onze comunidades irmãs do exterior para trabalhar na jovem Diocese. Sacerdotes de diferentes países e de fora da sua Diocese, auxiliaram o Bispo Dom Ricardo na instalação do bispado, que conta atualmente com 20 paróquias. A promoção e formação dos diáconos permanentes e catequistas de catequistas e foi também uma grande preocupação. Em 1981, ele pode construir a Casa de Retiro São Bento que serve a educação religiosa.
Sinais visíveis de sua opção pelos pobres e jovens, são seus projetos em benefício aos "filhos das ruas” como o Cata Ventos e a Casa de Passagem que visam abrigar criança de rua, desamparadas. As escolas agrícolas (EFAs), as instituições para a proteção dos pequenos agricultores, a defesa dos direitos humanos e do meio ambiente, clínicas e asilos, etc. Para o povo a ele confiado seu comprometimento multifacetado lhe fez um líder religioso altamente respeitado e amado como pastor de seu povo. 
Sua autoridade episcopal e sábia atitude foram destaques em nível nacional. Durante 12 anos ele foi um membro do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) 1998-2003 e Presidente da Conferência dos Bispos do Brasil - Regional Nordeste 3.
Sempre que o tempo lhe permitia, ele apreciava uma boa música, ou lia um bom livro, e mantinha-se sempre muito bem informado sobre os acontecimentos mundiais. Era sempre muito visitado pelos seus paroquianos devido a sua forma simples e amigável de se comunicar. Seu conhecimento era impressionante. Sobre as numerosas honrarias brasileiras e austríacas que recebeu, ele sempre se manifestava com a humildade característica dos grandes líderes e recebia estas homenagens no Brasil e na Áustria como um reconhecimento de pessoas. Certa feita ele escreve, numa carta de agradecimento ao presidente Dr. Heinz Fischer, por ocasião da concessão da Grande Medalha de Ouro de Honra como Estrela de Serviços prestados à República da Áustria: "Esta medalha é, portanto, não só para mim, mas para todos os austríacos e brasileiros na cooperação conjunta da igreja ter um pouco mais de justiça e humanidade no mundo, contribuir para o desenvolvimento do mundo, o amor e a verdade"- como diz o Papa em sua encíclica social".
Em 2009, foi comemorado em todas as paróquias de sua Diocese e, em Kremsmünster, seu aniversário de 70 anos de vida e 30 de episcopado como Bispo de Barreiras.
Em maio deste ano, Dom Ricardo começou a sentir deficiência visual grave. Foi diagnosticado um tumor cerebral e finalmente chegou-se a conclusão que era melhor ele vir para a Áustria a fim de se tratar. Em 4 De junho, acompanhado pelo Padre Geraldo, ele chegou a Linz, onde foi internado às presas no Hospital Wagner-Jauregg e a 9 de Junho foi  submetido a uma intervenção delicada. A cirurgia correu muito bem em 5 de Julho começou o tratamento de radioterapia e quimioterapia no hospital das Irmãs da Misericórdia, em Linz, que no princípio parecia que o mal seria superado. Tanto que em 15 de Julho ele participou de um encontro ecumênico realizado em Kremsmünster, na Summer School Ecumênico onde preferiu uma conferência sobre a reforma agrária em sua Diocese. Esta palestra, que foi muito importante para ele é, em certa medida, o seu legado. Seu compromisso incansável de estruturas justas para os pobres é encorajador.
Ele se dizia agradecido pelos cuidados, amor e desvelo dos funcionários e médicos, tanto nos hospitais e como na enfermaria do mosteiro, agradecimento que ele registrou em uma carta.
Entretanto o tratamento progressivo de rádio e quimioterapia foi minando suas forças e enfraquecendo seu sistema imunológico que acabou sendo acometido de septicemia e pneumonia. Transferido para a enfermaria de isolamento, já debilitado, na manhã de 17 de Julho acabou falecendo.
Segundo pessoas que o assistiram até o fim, suas palavras foram: “Agradeço as tantas pessoas que rezaram por mim... Eu confio na oração e na proteção de Deus. E isso tenho claro na mente: Nossas vidas estão nas mãos de Deus. E isso é bom!"
Agradecemos todas as pessoas no Brasil por terem apoiado Dom Ricardo: os padres e freiras na sua Diocese, seus secretários, a sua governanta, todos os funcionários e colaboradores, os seminaristas e todos os que se esforçam para fazer maior o Reino de Deus.
Nós oramos pela memória de nosso querido irmão à oração do Santo Sacrifício.
Kremsmünster, 18 Agosto 2010
Abade, prior e convento dos Monges Beneditinos de Kremsmünster
Irmãos, sobrinhos e sobrinhas os nomes de todos os parentes
Em vez de grinalda e flores pedimos orações e doações para os fins que o falecido tanto se esforçava para defender. Direção para fazer uma doação para a Diocese de Barreiras (Raiffeisenbank Kremsmünster: 15 784 - BLZ 34 233, Sparkasse Kremsmünster: 2600-007773 - BLZ 20 315, Volksbank Kremsmünster: 40002380000 - código Bank 4310).

Da redação Nova Fronteira | Fotos Vitor Taschetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário