quarta-feira, 18 de agosto de 2010



Faleceu dom Ricardo Weberberger, bispo da diocese de Barreiras

Ter, 17 de Agosto de 2010 09:35 cnbb
  
domricardojoseffalecimentoFaleceu hoje, 17, às 3h da manhã, no Hospital Central da cidade austríaca de Lins, o bispo da diocese de Barreiras (BA), dom Ricardo Josef Weberberger, de 71 anos. Dom Ricardo, em maio deste ano, durante a Assembleia da CNBB e o Congresso Eucarístico (ambos em Brasília), sentiu dores de cabeça e graves distúrbios visuais. Na volta à diocese, o bispo procurou um neurologista, que detectou um tumor no cérebro.
Dom Ricardo aceitou o convite de seus confrades austríacos e de sua família, decidindo então pelo tratamento na Áustria. No dia 9 de junho, dom Ricardo foi operado retirando completamente o tumor do cérebro. Devido às várias sessões de quimioterapia e radioterapia, o sistema imunológico de dom Ricardo ficou muito fragilizado. No último domingo, 15, o quadro de saúde do bispo piorou devido a uma infecção, culminando, hoje, em seu falecimento.
A data e o horário, tanto do velório quanto do sepultamento, ainda não foram definidos pela família do bispo. Uma comissão de seis religiosos, da diocese de Barreiras, segue hoje para a Áustria para acompanhar o velório do dispo diocesano.
Dom Ricardo Josef Weberberger foi o primeiro bispo da diocese de Barreiras (BA). Nasceu 1939, na cidade de Leonfelden (AUS). Chegou à diocese de Barreiras 1974 e sua Ordenação Episcopal aconteceu em julho 1979.
Na última Assembleia da CNBB, dom Ricardo exerceu um importante trabalho, atuando como membro da Comissão Episcopal que discutiu o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH3).
Seu lema era “Redentor do Homem – Jesus Cristo”.



Nota da CCBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário